quarta-feira, 30 de abril de 2008

Eólicas da Serra da Nave (Leomil)

3 comentários:

Judeu disse...

Não posso, mais uma vez deixar de fazer referencia ao erro grosseiro e repetido de se apelidar a Serra de Leomil como Serra da Nave. Parece-me obvio que o(s) autor(es) de tal post, mais uma vez com o discernimento e o bom - senso (coisa rara hoje em dia, devo dizer) toldados pela ignorância ou até por simples má fé, continuam insistentemente a cultivar o sentimento de provocação e de escárnio para com Leomil. No entanto, tal atitude parece-me apenas fruto de ressabiamento, frustração e até, uma boa dose de inveja...

César Bernardo disse...

Para o bem e para o mal, certo é que em 1758, a Serra que ninguém deve pôr em causa ser de Leomil, chamava-se Serra da Nave. A resposta à primeira pergunta do inquérito enviado aos párocos, é claríssima a este respeito: "A Serra a meyas fraldas está a Villa de Leomil chamada a Nave". Segundo esta memória paroquial, a Serra teria de comprimento 1 légua grande, e de largura partia com Carapito de um lado, e com Alvite, do outro. No alto desta Serra nascia um regato chamado Nave "o qual corre do meio dia para a frente e fenece no Rio Baroza huma légoa distante de seu nascimento para a Vila Cham do Monte. E do meio dia para o nascente correm vários regatos sem nome os quais juntos com outros fazem um rio que se chama Tedo que fenece no Douro (...)".

Anónimo disse...

O monte Leomil integra um conjunto de relevos que se desenvolvem entre as povoações de Alvite, Almofala, Carapito Peravelha, Ariz, Peva e Touro (Leomil, 1008 m; Laje Branca, 1012 m; Nave, 1016 m; etc.) ); dispostos em arco, definem uma extensa e ampla bacia depressionária, localmente conhecida como "Chã das Lameiras"; estes relevos formam os níveis culminantes do planalto da Nave. A estes relevos mais elevados se chama "serra da Nave", dela fazendo parte o monte Leomil.

Vila de Moimenta da Beira - na net 2010 | Design by: JPMDias e HSantos | moimentananet.blogspot.com, desde 30/12/2007